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Os benefícios no consumo de figo



Vantagens no consumo de figo:

  • Uma fonte rica em potássio, cálcio e ferro
  • Rico em fibras

Desvantagens no consumo de figo:

  • Figos frescos estragam rapidamente
  • Figos secos são muito calóricos. Seu alto teor de açúcar e sua aderência contribuem para a formação de cáries
  • O figo pode causar diarréia
  • O figo pode ser contaminado por mofos e suas toxinas

Presentes na dieta mediterrânea por pelo menos 6000 anos, os figos foram fonte importante de açúcar. Não são frutos, mas sim receptáculos de flores em galhos desfolhados. As verdadeiras frutas são os aquênios, semelhantes à semente, que se desenvolvem junto às imperceptíveis flores dentro do bulbo polpudo.

Nem as abelhas nem o vento contribuem para a polinização dos figos. Uma única espécie de vespa, com apenas 3 mm de comprimento, poliminiza as flores quando entra e sai por um pequeno poro na ponta arredondada do figo. Os produtores de figo dependem dessa relação simbiótica e a estimulam amarrando figos silvestres que contenham ovos das vespas aos galhos das figueiras. Esse método de garantir a fertilização vem sendo usado desde a Antiguidade, quando foi relatado pela primeira vez por um discípulo de Aristóteles.


Tradicionalmente, os figos eram amadurecidos esfregando óleo na casca, o que estimulava o agente de amadurecimento – o etileno. Muitos produtores de figo não utilizam mais essa prática, pois ela compromete o sabor da fruta.

Como os figos frescos normalmente ficam machucados e estragam com rapidez, a maior parte da produção é usada seca ou enlatada. Embora rico em calorias – 180 em cinco pedaços -, o figo seco é um lanche nutritivo, contribuindo com 15% ou mais da Ingestão Diária Recomendada (IDR) de cálcio e 8% da IDR de 15% do ferro, bem como de 6 g de fibras e quantidades razoáveis de vitamina B6. Consumir figos com frutas cítricas ou outra fonte de vitamina C aumenta a absorvição de ferro.

Examine os figos cuidadosamente antes de comprá-los. Os frutos devem estar macios, mas não passados, sem nenhum amassado ou sinais de mofo.

Tanto os figos frescos como os secos são ricos em pectina, uma fibra solúvel que ajuda a reduzir o colesterol no sangue. Os figos também têm efeito laxativo, portanto são especialmente benéficos para pessoas que sofrem de prisão de ventre crônica. Para outras pessoas, entretanto, o excesso pode provocar diarréia.

Barrinhas de figo são muito nutritivas e têm menos gordura e açúcar do que a maioria dos biscoitos; duas barrinhas contêm menos de 100 calorias. Como tende a grudar nos dentes – como os figo secos -, é importante escová-los depois de comer.

Valor nutricional do figo:

Nutrientes (em 100 g)
Unidade
Quantidade
Próximos

Água
g
28.4
Calorias
kcal
255.0
Carboidratos
g
65.4
Proteina
g
3.1
Gordura
g
1.2
Fibra
g
12.2
Cinza
g
2.0
Minerais

Calcio
mg
144.0
Ferro
mg
2.2
Magnésio
mg
59.0
Fósforo
mg
68.0
Potássio
mg
712.0
Sódio
mg
11.0
Zinco
mg
0.5
Cobre
mg
0.3
Manganés
mg
0.4
Vitaminas

Vitamina C
mg
0.8
Thiamina (B1)
mg
0.1
Riboflavina (B2)
mg
0.1
Niacina
mg
0.7
Ácido “Pantothenic”
mg
0.4
Vitamina B6
mg
0.2
“Folate”
mcg
7.5
Vitamina B12
mcg
0.0
Vitamina E
mg
0.0

Fonte da tabela: calusnefarms

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

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