Seja bem-vindo. Hoje é

O combate à depressão requer domínio sobre os pensamentos


Manter um estado emocional positivo e combater a depressão são atitudes fundamentais na prevenção de doenças. Diversos estudos científicos já comprovaram que as boas emoções são excelente reforço contra gripes, resfriados, alergias, obesidade, problemas de pele, hormonais, cardíacos e gástricos. O psicólogo Luiz Gonzaga Leite reconhece que, independentemente do tamanho e do tipo de problema de cada um, é preciso ter domínio sobre os próprios pensamentos e aprender a "enxergar a luz no fim do túnel".

A depressão deve ser encarada como uma doença como outra qualquer, como o diabetes e as doenças do coração, por exemplo. Ou seja, pode ser prevenida e tem controle. Abaixo, o especialista passa algumas dicas para combater o estresse sem custo algum e sem o uso de remédios:


Pare de se culpar - Existem pessoas com alto nível de autocrítica e que se sentem culpadas por todos os problemas, incluindo os das pessoas à sua volta. Para elas, é necessário começar a dividir o problema em partes e verificar exatamente qual é o seu papel para que a situação sofra mudanças favoráveis.


Medo de envelhecer - Tem muita gente que se deprime ao imaginar-se em desvantagem na vida profissional e pessoal somente porque passou 40 ou 50 anos. Encare a crise da meia-idade como mais uma possibilidade de crescimento pessoal, de dar uma 'virada' profissional e afetiva. Exponha suas opiniões com serenidade e aproveite você também para definir a qualidade de vida que quer para si de agora em diante.

Desabafo - É sempre importante cultivar amigos e ter um bom relacionamento com familiares, principalmente quando se quer desabafar. Claro que você deve evitar reclamar de tudo e de todos para os que estão próximos. Ter com quem se abrir e estar pronto para ouvir o que nem sempre se quer ouvir é um passo importante para evitar o estresse.


Pratique exercícios - Não é preciso se transformar num maratonista. Se você caminhar vigorosamente três dias por semana, durante 30 minutos, não apenas se sentirá mais saudável, como também perceberá que o bom humor será mais constante na sua vida.


Rotina normal - Pessoas em crise de depressão geralmente sentem-se desestimuladas para cumprir inclusive tarefas mais simples, como levar os filhos ao colégio, fazer uma boa refeição ou até mesmo caprichar na higiene diária. Nesses momentos, insistir em cumprir tudo o que faz parte da rotina faz parte do processo de cura.

Álcool e drogas - Algumas pessoas com depressão acabam recorrendo ao álcool e às drogas com intenção de se livrar do problema. Esse é um dos piores erros que se pode cometer, já que, em longo prazo, essas substâncias afetarão a química cerebral e certamente colocarão em risco seus relacionamentos no trabalho, na vida a dois e em família.


Coma e durma bem - Alguns alimentos comprovadamente fazem bem à saúde e proporcionam bem-estar. Vale a pena incluir mais frutas e vegetais na alimentação, assim como peixes, grãos integrais e proteínas. Dormir bem é outra dica de combate à depressão. Só não se entregue ao sono o dia inteiro. Combata o desânimo utilizando o dia para cumprir com boa disposição todas as tarefas.

Fonte: http://www.parana-online.com.br

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites