Seja bem-vindo. Hoje é

Abacate: a gordura dele é do bem

0

 

O abacate é uma das frutas mais calóricas. Cada 100 gramas da fruta contém cerca de 180 calorias, 85% delas proveniente da gordura. 
Mas, apesar de a palavra gordura soar como um golpe à saúde, estudos recentes indicam que o abacate pode trazer benefícios à saúde, pois a maior parte da gordura da fruta é monoinsaturada.
Esse tipo de gordura ajuda a diminuir os níveis de colesterol total, LDL colesterol (mau colesterol) e triacilgliceróis além de aumentar os níveis de HDL colesterol (bom colesterol).
O abacate também é fonte de muitos nutrientes, destacando-se as fibras e vitaminas. Esteróis, álcoois, tocoferóis e carotenos também estão presentes. Mesmo não podendo ser considerado como fonte de proteína, o abacate contém quantidades muito superiores desse nutriente quando comparado às outras frutas.
Rico em vitaminas E e C, potentes antioxidantes, o abacate ajuda a promover a saúde dos dentes e gengivas e proteger os tecidos do corpo dos radicais livres. Também contém vitaminas A e do complexo B, uma delas, o folato, promove o desenvolvimento saudável de células e tecidos.
O consumo de meio abacate 3 a 4 vezes por semana é recomendado para podermos obter os benefícios descritos. O abacate é recomendado para pessoas que querem engordar, mas também pode ser consumido por pessoas que estão fazendo regime desde que em quantidades moderadas (2 colheres de sopa), devido à elevada densidade calórica da fruta.

onte: livro Alimentos Funcionais, de Jocelem Salgado

Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites